Atualizado em 06/09/18 13:59.

A 3ª Edição do curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde será oferecida pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universi­dade Federal de Goiás (UFG), com financiamento do Ministério da Saúde. Este projeto visa à qualificação de profissionais de Vigilância em Saúde em análise de problemas de saúde, seus condicionantes e determinantes voltados para a realidade dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal.  O curso será composto por 10 (dez) disciplinas, sendo eles: introdução a análise da situação de saúde, revisão básica de epidemiologia e estatística, metodologia aplicada, análise de dados demográficos, sistemas de informação em saúde, análise de séries temporais na epidemiologia noções do stato, sistemas de informação geográfica aplicada à análise da situação de saúde, análise de desigualdade em saúde, inquéritos populacionais e priorização baseada em indicadores.

Duração do Curso: 15 meses.

Desenvolvimento do curso: o curso será desenvolvido na modalidade educacional semi-presencial. A carga horária do Curso é de 360 horas, distribuídas em 04 (quatro) módulos presenciais, compondo 88 horas de atividades presenciais e 272 horas à distância, viabilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os encontros presenciais serão realizados nas instituições de apoio presencial (Universidade Federal de Goiás/UFG, e Escola de Saúde Pública do Paraná - ESPP), com datas previamente divulgadas pela coordenação do Curso.

Público alvo: profissionais que atuam no SUS, preferencialmente da área de Vigilância em Saúde, das três esferas administrativas (municipal, estadual e federal).

Quantidade de vagas: serão oferecidas 80 vagas. Os encontros presenciais poderão ser realizados em Goiânia (GO) ou Curitiba (PR).

Investimento para participação no curso: curso gratuito para o aluno, oferecido sob demanda e financiamento do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Inscrições: as inscrições serão realizadas online por meio do site do Curso: asis.iptsp.ufg.br, no período de 03/09 a 17/09/2018.